sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como é a sua família?


Podemos dizer que família é um grupo de pessoas que possuem um grau de parentesco entre si e podem ou não viver sob um mesmo teto formando o lar.
A família tem como principal função promover a educação dos filhos, através dos pais, com muito diálogo e exemplos positivos, influenciando o comportamento dos mesmos no meio social.
O que vemos hoje em dia é um desvirtuamento e uma transferência desta responsabilidade, dos pais, para a sociedade ou para a escola, quando não raras vezes os exemplos são negativos.
Por outro lado, os filhos, com ideias equivocadas de liberdade e de privacidade, colocam uma barreira ainda maior, diminuindo as chances de diálogos produtivos.

A falta de diálogo, do afeto verdadeiro, a falta de carinho, de amor, pode levar os filhos a procurar outras “tribos” e para serem aceitos acabam por fazer todo tipo de concessões, muitas vezes caindo no mundo das drogas, prostituição e submundo do crime.

Muitos pais confundem o amor e para compensar a sua ausência, enchem os filhos de coisas materiais, basta o filho pensar em ter aquele último lançamento de celular, plim... lá está ele nas mãos de seus filhos. –“Pai! O fulano tem aquele carro, quero um melhor.” Pedido feito, pedido aceito.  – “Tô pensando naquela viajem!” Viajem realizada. Meu filho tem que ser o melhor em tudo, não pode ficar atrás de ninguém. Se tira uma nota baixa na escola, manda a escola demitir o professor. Computadores de última geração são disponibilizados e colocados nos quartos, garantindo a privacidade de todos. Pai no escritório, mãe e filhos, cada um em seu quarto, com seus computadores, celulares, televisão, nas redes sociais com mais de mil amigos. Isolados da família, mas conectados ao “mundo”.

Qual a qualidade desta conexão?

Claro que precisamos estar por dentro do que acontece no mundo, mas para que possamos tomar as nossas próprias decisões, é necessário que nosso interior esteja muito bem preparado e é no seio familiar que damos os primeiros e mais importantes passos em direção ao nosso amadurecimento mental e crescimento espiritual.

Costumamos falar para os jovens que dentro de nosso peito tem uma luzinha que brilha quando pensamos e agimos no bem e que vai se apagando quando nossos pensamentos e atos não estão de acordo com as palavras mágicas, que são, entre outras, amor, amizade, bondade, caridade, por favor, com licença, obrigado e, acima de tudo, respeito ao próximo.

Direcionemos nosso olhar para dentro de nós mesmos, como está nossa luzinha?

Será que nós pais, estamos agindo de forma a manter nossa luz acesa? E os filhos, o que estão fazendo para que a luz brilhe constantemente?

Pais, olhemos de forma mais amorosa e consciente daquilo que somos para nossos filhos e filhos, escutem mais os seus pais, pois eles têm muito a dizer e a orientar.

Que família você quer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário